segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Repolarização Ventricular


ADRV – Alterações difusas da repolarização ventricular é uma das alterações mais comuns encontradas no eletrocardiograma. É uma alteração no eletrocardiograma e pode significar quase todo tipo de doença… ou até mesmo, nenhuma doença.

O nome que foi dado a esta alteração assusta o paciente que lê, pois parece que o ventrículo (“a parte mais importante do coração”) está difusamente doente (“todo doente”). Mas não é isso. Na figura acima, a alteração se encontra na parte “rosa” do eletrocardiograma – a onda “T” não costuma estar presente ou está achatada .
O mais interessante é que esta alteração não dá ao cardiologista nenhuma pista de nenhuma doença específica do coração… O médico precisará de outras informações para conseguir chegar a um diagnóstico preciso e, muitas vezes, não encontra nenhum.
Mas é muito comum a ADRV estar presenteem pacientes com hipertensão arterial, com hipertrofia ventricular esquerda, com infarto, com mais de 50anos, gestantes, crianças, problemas de válvula… e uma série de outras situações.
Assim, se der ADRV no meu eletrocardiograma, não se preocupe . Aguardaria com calma a consulta com o cardiologista para outros esclarecimentos, principalmente se você estiver assintomático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário